top of page
EM CARTAZ
IMG_8588
IMG_8575
IMG_8582
IMG_8594
IMG_8596
IMG_8576
IMG_8598

 

Nem Tudo é Azul

Partindo do histórico acervo da Pinacoteca Ruben Berta, instituída na década de 1960 como parte de um projeto modernista e modernizador voltado à criação de museus regionais, idealizado pelo magnata das comunicações Assis Chateaubriand (1892-1968) – “Nem Tudo é Azul” apresenta uma seleção composta por pinturas, gravuras, esculturas e uma obra em vídeo intitulada “O fim do tempo”, de autoria do jovem artista Alex Domingues. A exposição também inclui algumas peças do acervo da Pinacoteca Aldo Locatelli.

 

Assumindo o desafio de lançar um olhar contemporâneo sobre esse valioso acervo - composto majoritariamente por obras produzidas entre o final do século XIX e a década de 1960, incluindo modernistas, representantes da pop art britânica e renomados pintores asiáticos, entre outras tendências - o coletivo de curadoria buscou oferecer ao público uma amostragem que evidenciasse a diversidade estética, de linguagens e técnicas, selecionando obras capazes de capturar o olhar e concentrar a atenção de forma sensível e poética.

 

Com o objetivo de alcançar esse propósito, a curadoria estabeleceu como ponto de partida para a seleção das obras e sua disposição nos espaços da galeria uma associação, bastante livre, entre imagens, técnicas, temas e linguagens presentes no acervo e os quatro elementos - ar, fogo, terra e água - inspirando-se em alguns ensaios do filósofo francês Gaston Bachelard como referência teórica.

 

Parece pouco? Capturar a atenção, como o Fogo e a Água sabem fazer. Permitir o livre fluir da imaginação, associar ideias, tal qual o Ar. Sustentar o corpo, assim como a Terra. Vivendo em um mundo no qual nossa percepção e nossa atenção são constantemente capturadas por telas luminosas e por informações de origem duvidosa, pousar e fixar o olhar, abandonar-se à temporalidade estendida exigida pela experiência estética, permitir-se o pequeno choque causado pela descoberta de um mínimo detalhe escondido entre uma massa de cores, texturas, formas e permanecer realmente ali – um segundo, uma eternidade – pode ser uma experiência revolucionária, por apostar no contrafluxo da rapidez e dos produtos bonitos, mas destinados ao descarte, sem memória. 

 

Ana Albani

Porto Alegre, verão de 2025



 

Curadoria coletiva – Laboratório de Museografia: Ana Albani, Alex Domingues, Antonia Py, Carlos Potiguar, Claudio Honorato, Giovanna Coan, João Moroni, Julia Yavorivski, Lupe Herrlein, M. Isabel Ramos, Marilia Tedesco, Nicolle Barbosa, Ramony Alves, Vítor Garcia. 

 

Departamento de Artes Visuais – Instituto de Artes – UFRGS

Coordenação geral: Laboratório de Museografia – professora Ana Albani de Carvalho


 

exposição NEM TUDO É AZUL

abertura: 21 de janeiro de 2025
Pinacoteca Ruben Berta – Rua Duque de Caxias, 973 – Porto Alegre 

visitação: segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h
encerramento: 18 de abril de 2025 

 

 

 

VISITAÇÃO / CONTATO

VISITAÇÃO / CONTATO

Pinacoteca Ruben Berta

Rua Duque de Caxias 973

Centro Histórico - Porto Alegre 
fone: [55] 
(51) 3289-8292

Segunda à sexta-feira

das 9h às 12h

e 13:30h às 17:00h

Obrigado! Mensagem enviada.

  • Blogger - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

AÇÕES EDUCATIVAS

A VENTURA DO MODERNO

Visitas guiadas à exposição em cartaz na Pinacoteca podem ser agendadas.

CONTATO:

acervo@portoalegre.rs.gov.br

[55] (51) 3289-8292

AÇÕES EDUCATIVAS

COLEÇÃO

A Pinacoteca Ruben Berta guarda, conserva, restaura, divulga e promove o acervo doado em 1971 pelos Diários Associados ao Município de Porto Alegre, desenvolvendo também atividades de fomento à produção artística local, à pesquisa, ao ensino e à formação de público em artes visuais.

COLEÇÃO
HISTÓRIA

HISTÓRIA DA

COLEÇÃO

Conheça a história da Pinacoteca Ruben Berta.

HISTÓRIA DA

CASA

Uma biografia para a Casa da Duque.

PUBLICAÇÕES

PUBLICAÇÕES

Utilize o Adobe Reader para uma melhor experiência.

Sem%2520t%25C3%25ADtulo_edited_edited.jp
ASSOCIAÇÃO

A Associação das Pinacotecas de Porto Alegre – AAPIPA-  foi fundada em 2016 por um pequeno número de cidadãos  dispostos a uma tomada de ação efetiva em prol do desenvolvimento e difusão do circuito das artes na cidade de Porto Alegre. Seu engajamento se materializa no apoio as ações  e projetos das Pinacotecas Ruben Berta e Aldo Locatelli da Secretaria da Cultura da capital gaúcha e da Pinacoteca Fundacred em vias de passar á administração municipal por comodato. A AAPIPA estimula por meio do trabalho de seus associados o exercício do voluntariado, e na medida que propõe e co-executa projetos e eventos de interesse das pinacotecas e da população cultiva o desenvolvimento do empreendedorismo cultural.

 

COMO

PARTICIPAR

DIRETORIA

PRESIDENTE

Heitor Luis Beninca Bergamini

VICE-PRESIDENTE

Sandra Marisa Esteve Echeverria 

 

© 2018. Criado por didijuca.com para PINACOTECAS DE PORTO ALEGRE.

bottom of page